quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SKINNER


Burrhus Frederic Skinner (20 de março, 1904 - 18 de agosto de 1990) foi um americano behaviorista , autor, inventor, filósofo social e poeta.  
Skinner inventou a câmara de conhecimento operante, inovou sua própria filosofia da ciência denominada behaviorismo radical e fundou sua própria escola de investigação experimental psicologia da análise experimental do comportamento. Sua análise do comportamento humano culminou em sua obra Verbal Behavior, que tem visto recentemente enorme aumento do interesse experimentalmente e em contextos aplicados.
Skinner descobriu e avançou a taxa de resposta como variável dependente na pesquisa psicológica. Ele inventou o gravador cumulativo para medir a taxa de resposta como parte de seu trabalho muito influente em horários de reforço. Em um, junho de 2002 da pesquisa, Skinner foi listado como o psicólogo mais influente do século 20. Ele foi um autor prolífico que publicou 21 livros e 180 artigos.

Teoria

Behaviorismo radical busca compreender o comportamento em função da história ambiental de conseqüências reforçadoras.
Processos de reforço foram enfatizados por Skinner, e eram vistos como primário na formação do comportamento. Um equívoco comum é que o reforço negativo é sinônimo de punição.Este equívoco é bastante difundida, e é comumente encontrada em contas mesmo acadêmico de Skinner e suas contribuições. Para ser claro, enquanto que o reforço positivo é o fortalecimento do comportamento pela aplicação de algum evento (por exemplo, depois de alguns elogios comportamento é realizado), o reforço negativo é o fortalecimento do comportamento pela remoção ou evitar algum evento aversivo (por exemplo, abertura e levantando um guarda-chuva sobre sua cabeça em um dia chuvoso é reforçada pela cessação da chuva que cai em você).
Ambos os tipos de reforço fortalece o comportamento, ou aumentar a probabilidade de um comportamento reoccurring, a diferença é em saber se o evento de reforço é algo aplicada (reforço positivo) ou algo removido ou evitado (reforço negativo). Punição e extinção têm o efeito de enfraquecer o comportamento, ou diminuindo a probabilidade futura de ocorrência de um comportamento é, pela aplicação de um evento estímulos aversivos / (punição positiva ou punição por estimulação contingente), a remoção de um estímulo desejável (punição negativa ou punição por retirada contingente), ou a ausência de um estímulo gratificante, o que faz com que o comportamento de parar (extinção).
Skinner também procuraram entender a aplicação de sua teoria no contexto mais amplo de comportamento que se aplica aos organismos vivos, ou seja, a seleção natural.

Influência na educação

Skinner influenciou a educação, bem como a psicologia. Ele foi citado como dizendo: " Os professores devem aprender a ensinar ... eles só precisam ser ensinadas formas mais eficazes de ensino. " Skinner afirmou que o reforço positivo é mais eficaz na mudança de comportamento e estabelecimento de punição, com implicações óbvias para a prática generalizada de então, a memorização e disciplina punitiva na educação. Skinner também sugere que a principal coisa que as pessoas aprendem de ser punido é a forma de evitar a punição.
Em A Tecnologia de Ensino , Skinner tem um capítulo sobre o porquê de os professores não (páginas 93-113): Basicamente, ele diz que os professores não têm sido dada uma compreensão aprofundada de ensino e de aprendizagem. Sem saber que sustentam o ensino de ciência, professores recair sobre os procedimentos que funcionam mal ou não em todos, tais como:
  • usando técnicas aversivas (que produzem fuga e esquiva e indesejáveis ​​efeitos emocionais);
  • confiando em contar e explicar ("Infelizmente, um aluno não aprende apenas quando ele é mostrado ou dito." p. 103);
  • não se adaptar tarefas de aprendizagem para o nível atual do aluno;
  • não fornecer reforço positivo com freqüência suficiente.
Skinner sugere que qualquer habilidade idade apropriada pode ser ensinado. Os passos são
  1. Especificar claramente a ação ou o desempenho do aluno é aprender a fazer.
  2. Quebrar a tarefa em pequenos passos realizáveis, indo do simples ao complexo.
  3. Que o estudante executar cada passo, reforçar as ações corretas.
  4. Ajustar para que o aluno sempre é bem sucedida, até que finalmente o objetivo é alcançado.
  5. Transferência para o reforço intermitente para manter o desempenho do aluno.
Pontos de vista de Skinner sobre a educação são extensivamente apresentados em seu livro A Tecnologia de Ensino . Também é refletida em Fred S. Keller's Sistema Personalizado de Instrução e Ogden R. Lindsley´s Ensino Precision. As limitações de pontos de vista Skinner pode ser visto a partir de seu argumento de que ele é: «um passo em frente" para "abolir" o "homem autônomo interior". (Além da Liberdade esDignidade (1971) p.215)

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